Cinco Dicas Simples de Como Estimular o Uso do Português com Crianças, por Betânia Bezerra


Os pais de muitos alunos sempre me perguntam sobre como estimular seus filhos a falarem português em casa. É claro que o processo de aumento do portugês falado em casa é longo e diferente para cada pessoa, mas existem alguns truques para ajudar as crianças falantes de língua de herança. É muito importante que elas estejam rodeadas de estímulos. Quanto maior for a entrada de informação, maior será a saída dela. Ou seja, quanto mais contato tivermos com uma língua e cultura, mais à vontade ficamos com elas. Quem não se lembra das aulas de inglês na escola? Uma língua e cultura totalmente diferentes da nossa, que geralmente só conhecíamos pela televisão. Só depois de imigrarmos para os Estados Unidos, rodearmo-nos da língua e cultura e assistirmos a muitas aulas de inglês, é que ficou tudo muito mais fácil. Não foi? Então, vamos trazer o Brasil para o nosso convívio familiar para que nossos filhos possam estar imersos na cultura brasileira sem mesmo ter que sair de casa.

As experiências em sala de aula e na comunidade me levaram a acreditar que cada criança tem o seu próprio tempo para começar ou recomeçar a falar português. Cada uma delas passa por uma criação diferente, com famílias e experiências diferentes. Umas sempre foram expostas à lingua, enquanto outras tiveram muito pouco contato. Além disso, cada pessoa aprende de uma maneira diferente. Cabe a nós, pais e educadores, prestarmos atenção em como nossas crianças aprendem e estimularmos esse processo de uma forma positiva e divertida.

Cinco dicas práticas para estimular o uso do português no dia a dia:

1. Se quem canta seus males espanta, imagina quem canta música brasileira?! Escutar música brasileira no carro e cantar junto é excelente para enriquecer o vocabulário e praticar os fonemas. Além de espantar o baixo-astral.

2. “Arara, arara, arara!” Todos os meus aluninhos sabem muito bem o nome dessa ave brasileira por terem assistido ao filme “Rio”. As crianças adoram filmes e aprendem muito rápido ouvindo e assistindo à personagens fofinhos que falam uma língua familiar, igualzinha à do papai ou da mamãe.

3. Quem não se lembra de brincar a tarde toda e depois saborear aquele bolo de cenoura delicioso? Brincar com outras crianças brasileiras, o famoso playdate, é bom para as crianças, para os pais e para a comunidade. Os pais podem aproveitar para colocar a conversa em dia ou também podem fazer um sistema de rodízio. É claro que muitas das nossas crianças escolhem falar inglês em muitos momentos, mas é válido lembrar que mesmo assim essa experiência também é muito rica. Quando os pais falam em português com as crianças, elas se identificam culturalmente com os amiguinhos. Eles percebem que não estão sozinhos. Ou seja, os amiguinhos também compartilham da mesma língua e cultura. Isso também ajuda muito as crianças que ainda rejeitam o “ser brasileiro”.

4. Se a família não fala português em casa, comece devagar. Que tal começar substituindo algumas palavras do inglês para o português? Começar com os substantivos é uma boa ideia. Por exemplo, você está ajudando o seu filho a escolher uma roupa para vestir. Que tal segurar duas camisetas de cores ou estampas diferentes em cada mão? Levante uma camiseta de cada vez e diga: “A vermelha ou a amarela?”. Se a criança responder em inglês, diga “muito bem, a vermelha” e continue a sua rotina. Também é legal usar nomes de alimentos em português dando opções de escolha: “Você quer frango ou carne?” É normal rejeitar a língua, mas devemos persistir ao invés de insistir. O importante é nunca forçar a criança a responder em português, mas também nunca desistir de tentar. A introdução de uma nova língua e cultura deve ser de forma gradual e agradável. É uma tarefa que pode vir a ser bastante difícil, mas os resultados são muito gratificantes.

5. Fazer uma atividade hands-on, envolvendo a nossa cultura. Toda a criança adora ajudar aos pais. Quem sabe não pedir ajuda a eles para enrolar brigadeiro? Também pode ser qualquer outra comida brasileira, dependendo da idade e do gosto de cada família. Uma outra opção é fazer um cartão de Natal em português para um membro da família.

E você? Qual é a sua dica para estimular o uso do português em casa?

About IbecBayArea

Portuguese language and Brazilian culture weekly classes for the Bay Area. Give your kids a gift that will last forever - give them the Portuguese language!
This entry was posted in Bilinguismo, Brazilian Portuguese, lingua de heranca, Segunda Língua and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment