A importância de viajar com filhos bilíngues


“Falta muito?” Quando os pais escutam essa pergunta vindo do banco de trás do carro após 5 minutos de viagem, muitos se perguntam: “Será que vale mesmo a pena levar as crianças para viajar?” A resposta é “Com certeza!”.

Viajar com os filhos é uma das mais importantes atividades que os pais podem proporcionar a eles. Não existe nada que possa substituir uma viagem, ter estado no lugar pessoalmente. Viajar é uma enorme oportunidade de ensinar os filhos as mais diversas lições. Sem mencionar o fato de que viajar com a família é uma ótima maneira de se conectar com os filhos e se fortalecer como família.

Amo viajar! Se tivesse muito dinheiro, não faria nada além de viajar!
Viajar não é somente sair da rotina e descansar, mas pode ser uma ótima ferramenta para ajudar na tarefa de educar filhos bilíngues. Viajar é também uma excelente maneira de aumentar as habilidades linguísticas das crianças em uma segunda língua. É basicamente um curso de imersão.

Nenhuma segunda língua será verdadeiramente completa sem que seja vivenciada pela criança no real sentido da palavra. Viajar para um país onde sua segunda língua é falada significa que, por alguns dias, semanas ou meses,  as crianças serão forçadas a navegar na língua local, aprendendo a ler os sinais verbais e não verbais dos falantes desta língua e irão aprender gramática ouvindo e praticando.viajar com filhos

Em uma situação real de utilização da segunda língua, a criança,  por necessitar utilizar esta língua, acaba por memorizar melhor as palavras e expressões utilizadas. É  a necessidade real de se comunicar que cria o aprendizado e memorização da língua. Não somente isso: a criança também irá aprender muito sobre a cultura por trás da língua na qual eles estão aprendendo a se comunicar. Num ambiente repleto de língua e cultura, a segunda língua se torna viva e ganha relevância para a criança bilíngue.
Estando imersos na segunda língua, mesmo que por um curto período de tempo, as crianças terão a chance de brincar e navegar na língua como somente um nativo da mesma faria.

Aqui estão algumas outras razões pelas quais viajar ao Brasil é tão importante:

  • Exposição integral à língua portuguesa 

Da próxima vez que você for ao Brasil, visite familiares e amigos que possuem crianças que estejam na mesma faixa etária que seus filhos. Brincando com crianças nativas em português, seu filho, sem perceber, irá expandir o vocabulário e aprender novas expressões típicas da idade. Crianças que conseguem se comunicar com outros membros de sua família em uma segunda língua  tendem a ficar mais próximas desta família. Sentindo-se parte pertencente a um grupo, essa criança terá beneficios comprovados no aumento de sua autoestima, além de outros fatores.

  •  Mostrar e vivenciar a cultura brasileira é melhor do que falar sobre ela

Cultura envolve diversos fatores, como língua, comida, música, tradições e família. Ao invés de falar para seus filhos sobre sua cultura, dê a eles a oportunidade de vivenciar toda essa riqueza. Deixe-os correr na praia e jogar futebol na rua. Serem abraçados e beijados pelas tias, tios, avós, avôs e primos. Se possível, leve-os ao Brasil durante festas locais importantes, como as Festas Juninas ou Carnaval por exemplo. Lembre-se de que nada substitui a experiência de uma cultura.

  • Uma oportunidade para fazer um estoque de coisas brasileiras

Aproveite para introduzir ao seu filho todas aquelas coisas brasileiras que você gostava quando era criança. Compre aquele chocolate que você costumava comer quando tinha a idade dele/dela. Aproveite para trazer um estoque de guloseimas e objetos como livros, gibis e vídeos em Português. Lembre-se que você precisa de todo suporte possível para manter a língua e cultura brasileira vivas dentro de casa.

  • Uma oportunidade para expandir os horizontes

Vou repetir: a única maneira de seus filhos entenderem o Brasil e sua cultura é vivenciando-a, mesmo que por um curto período de tempo. Um dos grandes benefícios de viajar para o Brasil com os filhos é o fato de eles verem com os próprios olhos o quão importante é poder falar Português. Entender a cultura brasileira é também de grande importância para que a criança entenda a si mesma e sua familia. Afinal, embora não tenha nascido ou sido criada no Brasil, esta criança possui muita influência da cultura brasileira direta ou indiretamente.

  • Ensinar tolerância

Viajar e experimentar outra cultura, além de aumentar as oportunidades para o aprendizado de línguas, proporciona o aprendizado da tolerância. Crianças bilíngues aprendem a entender e aceitar mais de uma cultura e conseguem facilmente criar pontes entre duas ou mais culturas, o que as torna muito mais tolerantes. Entender e aceitar as diferenças é um ingrediente fundamental para um mundo mais pacífico. Criar crianças bilíngues não é somente dar a elas a oportunidade de decifrar códigos para que elas possam se comunicar com outras pessoas, mas também criar seres humanos mais tolerantes e genuinamente interessados em outras culturas, seres humanos que serão fundamentais para a formação de um mundo mais justo, onde a tolerância abrirá caminho para a paz.

  •  As visitas

Outro aspecto bom de viagens é ter pessoas visitando vocês. Se você está ensinando uma segunda língua a seu filho, convide amigos e familiares que falem esta língua para visitá-los. Assim é possível criar um ambiente de imersão em uma segunda língua dentro de sua própria casa. Este pode ser um exercício muito válido onde seu filho poderá interagir em uma segunda língua de uma forma real e natural, ultilizando uma linguagem cotidiana e prática. Aposto que serão dias valiosos para o aprendizado e manuntenção da segunda língua em sua casa!

Sheila Ioris Wells

Algumas sugestões de atividades para fazer com seus filhos durante uma viagem – http://blog.languagelizard.com/2012/06/27/bilingual-children-summer-travel-activities/

Advertisements

About IbecBayArea

Portuguese language and Brazilian culture weekly classes for the Bay Area. Give your kids a gift that will last forever - give them the Portuguese language!
This entry was posted in Bilinguismo, Brazilian Portuguese, Programa de família, Segunda Língua and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s